Ubirama
Lençóis Paulista - SP, Brasil | 2021
A Ubirama é uma cervejaria artesanal localizada na cidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Ela surgiu da ideia de dois amigos que resolveram transformar a paixão de produzir cervejas caseiras em uma oportunidade de negócio.
A Cervejaria Ubirama tem o propósito de causar uma transformação no humor do consumidor, despertada pelos seus caprichos artesanais. Além disso, seu método de abordagem da cultura cervejeira se dá de um modo menos tradicional, buscando representar seus valores por meio de uma personalidade alegre, leve, moderna, dinâmica e forte.
O objetivo do projeto foi desenvolver o redesign de marca da Cervejaria Ubirama, tornando-a simples, atemporal e flexível, de modo a proporcionar um reposicionamento que gere reconhecimento e fidelização dos consumidores mediante associações de marca.
Observações da identidade visual antiga
O isologo da identidade visual antiga da Cervejaria Ubirama representa um velho prédio onde se fabricava cervejas locais na cidade de Lençóis Paulista, evidenciando o fator histórico da marca. Quanto ao estilo, ele apresenta gráficos complexos e em excesso, sem consistência nos traços e preso a um modismo gráfico ultrapassado. Tecnicamente falando, seu principal problema está na perda de legibilidade quando reduzido.
Observa-se que a marca é festiva, presente em vários eventos sociais e envolvida com a apreciação do momento.
O laranja é uma cor de destaque na marca, sendo contagiante e alegre. Por isso, é interessante mantê-la, trazendo-a também para o sistema Pantone® a fim de uma padronização mais precisa.
Os rótulos são um dos pontos negativos do sistema da identidade, já que não mantêm uma unificação visual, enfrentando problemas de associação à marca.
A Inspiração
O projeto de identidade visual foi embasado em atividades artesanais e manuais, evidenciando as raízes indígenas da cultura local da cidade de Lençóis Paulista, berço da Cervejaria Ubirama, convertendo a palavra tupi que nomeia a marca em um código gráfico simples, flexível e atemporal, além de transmitir seu significado: um lugar para se apreciar os prazeres da vida, contemplando a transformação de humor.
As bases de conceituação para possíveis conversões visuais foram estimuladas pela influência indígena, manualidade, a expressão “lugar bom para se viver e descansar” que traduz o nome tupi da marca, símbolos tribais, letras manuscritas e nativas e caracteres em caixa-alta para sensação de imponência, superioridade e elevação.
A forma como os indígenas representavam as ondas de rio foi adotada no projeto como alusão a um lugar de apreço, descanso e calmaria para degustar os prazeres de um paisagismo belo.
O Público
A maior parte do público é do gênero masculino, com idade acima de 26 anos e pertencente à classe B. Trata-se de pessoas que apreciam os diversos sabores únicos e intensos das cervejas, que geralmente já são bem-sucedidas ou estão estáveis financeiramente, buscando aproveitar a vida com a disposição de pagar mais por um produto de valor proporcional.
Processo criativo
Durante o processo criativo, as gerações de alternativas foram desenvolvidas a partir de carvão bruto sobre folhas sulfites, garantindo os aspectos manuais para o projeto.
Posteriormente, ao escolher a solução mais adequada para o projeto, a mesma foi escaneada e sofreu gradativos refinamentos até que se encontrasse um equilíbrio entre o orgânico e o legível. 
No final, foram acrescentados os conceitos que serviram como inspiração para o projeto de redesign: a transformação de humor e a representação simplificada de um lugar aprazível através do desenho de ondas de rio.
Elementos institucionais
O logotipo traz o conforto e a comoção que a marca deseja causar em seus consumidores com uma completa transformação de humor e prazeres despertados pelas suas iguarias.
A inicial é uma versão sintetizada da assinatura visual que, além de cumprir um papel mnemônico (letra “U”, de Ubirama), tem a finalidade de descomplicar aplicações em espaços reduzidos. Ela representa conceitualmente a transformação de humor, em que em uma ponta do “U” há uma forma mais solidificada, robusta e bruta, e a outra exala leveza, fluidez e alegria.
Há também uma terceira versão para a assinatura da marca, sendo esta uma espécie de selo, pensada para utilização em aplicações de contornos e formas circulares.
Quanto às cores, o laranja, a cor de destaque da identidade, representa o acorde da alegria, extroversão, prazer, sabor e lazer. A cor da transformação, apreciação de um momento caloroso e vívido. Sobre o preto, o laranja se sobressai. Isso pode estar metaforicamente ligado aos aromas e sabores, já que são as características acentuadas em cervejas artesanais. Já o marrom é utilizado apenas como uma cor de apoio, adicionando uma atmosfera confortável de naturalidade, fazendo alusão às raízes originais da cerveja.
Com o propósito de tornar mais dinâmicas algumas implementações, foram elaborados dois grafismos, um que representa um desenho indígena caracterizado e outro que está relacionado com a repetição das formas de ondas de rio, oriundas do mesmo conceito no logotipo.

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